2025-03-27
Dra. Sofia Raposo
@drasofiaraposo
Mestrado Integrado em Medicina pela FMUC
Especialista em Ginecologia/Obstetrícia
Sub-especialista em Ginecologia Oncológica
Master em Medicina Estética e Antienvelhecimento, Universidade Complutense de Madrid
Assistente Hospitalar de Ginecologia no IPOFG-Coimbra
Ofidia Clinic
Ginecologia, Ginecologia Oncológica e Senologia, Medicina estética e anti-envelhecimento, Oncologia estética, Oncosexologia, Smartageing
Acupuntura: Terapia Eficaz no Tratamento de Diversas Patologias
A acupuntura é utilizada no tratamento de diversas patologias, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia eficaz para várias condições. Dentro das principais áreas em que a acupuntura pode ser aplicada, destacam-se as seguintes:
No campo das dores musculoesqueléticas e neuropáticas, a acupuntura é eficaz no tratamento da dor crónica, incluindo fibromialgia, dor lombar, dor articular e dor cervical. Também é indicada para o tratamento de enxaquecas e cefaleias tensionais, artrite, artrose, tendinite, bursite, nevralgia do trigémeo e ciatalgia (dor no nervo ciático).
Em relação aos problemas gastrointestinais, tem mostrado resultados positivos no tratamento de gastrite, refluxo gastroesofágico, síndrome do intestino irritável, prisão de ventre, diarreia crónica, náuseas e vómitos.
Nos distúrbios emocionais e psiquiátricos, é indicada para casos de ansiedade, stresse, depressão, insónias e síndrome do pânico.
Para problemas respiratórios e alergias, pode ser útil no tratamento de rinite alérgica, asma, tosse e sinusite.
Além disso, a acupuntura é eficaz no tratamento de disfunções ginecológicas e urológicas, como a TPM, cólicas menstruais, irregularidades menstruais, infertilidade (auxiliando tratamentos de fertilização) e incontinência urinária.
Além dessas, a acupuntura pode ser usada como terapia complementar em várias outras condições. Se pretende iniciar um tratamento, o ideal é marcar uma sessão com a nossa especialista.
Além de acupuntura, dispõe ao seu serviço de massagem, fitoterapia, dietética, ventosaterapia, kinesioterapia e elestroestimulação.